As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes em nosso organismo. Por meio dos dados obtidos nas análises clínicas, é possível indicar um tratamento e entender como está sua saúde.
No caso da análise clínica de TP, o exame busca entender melhor o tempo de coagulação sanguínea do paciente, no chamado Tempo de Protrombina.
A coagulação é uma série de reações químicas que acontecem no corpo e que permitem que um sangramento ativo estanque e pare de sangrar. A protrombina é uma proteína produzida pelo fígado que faz parte dessa sequência de reações químicas, e o exame de TP testa o tempo que leva para a reação química acontecer.
Quando o resultado do exame de TP está alto, significa que o sangue desse indivíduo leva mais tempo para coagular, o que pode ser um indicador de condições como hemofilia ou mesmo de problemas no fígado, além de deficiência de vitamina K.
Quando o resultado do exame de TP está baixo, o paciente sofre um maior risco de formação de coágulos.
O uso de alguns medicamentos pode influenciar no resultado do exame de TP e, dependendo dos valores obtidos, pode ser necessário tratar o paciente para permitir que o tempo de coagulação de seu sangue se regularize.
O exame de TP consiste em uma exame de sangue simples. O técnico responsável retira uma amostra de sangue da veia do paciente, geralmente no braço. Esse material, posteriormente, é encaminhado para análise em laboratório. A coleta do sangue é feita em segundos, causando apenas um leve desconforto.
Para a realização do exame de TP é indicado que o paciente esteja em jejum de, no mínimo, quatro horas. Outras recomendações podem ser passadas pelo seu médico de confiança e confirmadas pelo local onde será realizado o procedimento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.