Exame de sangue é um método de diagnóstico usado para análises clínicas. Ele é solicitado para avaliar a saúde do paciente. O método é rápido, pouco invasivo e, geralmente, barato, podendo ser realizado em laboratórios, clínicas ou hospitais.
No caso do exame Coagulograma, o objetivo é avaliar a coagulação do sangue. O procedimento pode ser solicitado em casos de tratamentos que causam sangramento ou no pré-operatório.
O paciente será orientado pelo médico sobre o preparo necessário para a realização do Coagulograma, que pode incluir jejum de até 4 horas.
O exame Coagulograma é feito com o paciente deitado ou sentado, de acordo com a preferência. Quando ele estiver pronto, o técnico responsável vai preparar alguma veia, geralmente no braço, para punção e retirada do sangue.
Para que a veia esteja pronta, o médico vai colocar um espécie de elástico ao redor dela para fazer pressão. Dando início ao exame, a punção é feita, e o sangue é retirado e armazenado em um tubo de ensaio. Esse material é analisado posteriormente.
A segunda etapa do exame deve ser medido o tempo real que um sangramento para. Para isso, o médico vai realizar um pequeno furo na ponta do dedo da pessoa, com um cronômetro em mãos, e medir o tempo que esse sangue leva para cessar.
Todo o material é enviado para análise em laboratório e o resultado fica pronto em alguns dias.
O Exame Coagulograma geralmente é solicitado por um médico de confiança para avaliar as condições de coagulação do sangue.
Com o exame de Coagulograma, o médico pode identificar e acompanhar doenças hematológica, como anemia e leucemia. Além de ser comum antes de cirurgias.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Pacientes em uso de ASPIRINA ou ANTICOAGULANTES, devem, a critério do médico, suspender a medicação por 1 semana antes da realização do teste.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.