Também conhecido como antígeno de carboidrato 19-9, o CA 19-9 é uma glicoproteína que pode ser medida no sangue, usada como um marcador para determinados tumores benignos e malignos, especialmente o câncer de pâncreas.
Níveis altos de CA 19-9 ainda podem estar associados a outras condições, como câncer de vesícula biliar, pancreatite e problemas no fígado. É importante destacar que este exame não representa um diagnóstico definitivo, os resultados devem ser sempre analisados por um médico.
O exame de CA 19-9 é realizado por meio da coleta de sangue, que é enviada ao laboratório para análise. Os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e deverão ser apresentados ao médico. O procedimento é rápido e causa pouco desconforto.
O exame de CA 19-9 serve para diversas finalidades:
Os resultados devem ser interpretados sempre em conjunto com outros exames e informações clínicas.
O exame pode ser solicitado em caso de sintomas que indiquem possíveis danos a órgãos como pâncreas, fígado e vias biliares, incluindo:
Além disso, pacientes diagnosticados com determinados tipos de câncer podem fazer o exame para monitorar a progressão ou a resposta ao tratamento.
O exame é seguro e não apresenta contraindicações. Os únicos efeitos adversos estão associados ao processo de coleta de sangue, que pode causar leve dor ou desconforto no local da punção e surgimento de hematomas.
O exame de CA 19-9 pode ser solicitado por diversos médicos especialistas, dependendo do quadro clínico do paciente. Entre eles estão gastroenterologistas, hepatologistas, oncologistas e clínicos gerais.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não é exigido jejum ou qualquer outro preparo específico para a realização.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.