HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana. Existem duas variantes para o HIV: o HIV1, que é o mais comum, e o HIV2. Os dois vírus são similares na transmissão e podem levar o paciente a desenvolver a AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida, caso não sejam tratados de forma adequada.
O teste HIV1+2 é realizado para saber se o paciente já teve contato com as duas variantes do vírus HIV – o HIV1 e o HIV2 para que, caso o resultado seja positivo, ele possa ser encaminhado para a realização de exames complementares ou mesmo para o tratamento do HIV.
De modo geral, o exame HIV1+2 é realizado em pacientes com suspeita de infecção pelo HIV ou mesmo em pacientes que tiveram relações sexuais sem proteção e fizeram o uso de agulhas compartilhadas. Em gestantes, o exame HIV1+2 é realizado comumente e mesmo sem sintomas, para diminuir os riscos de infecção do bebê pelo HIV caso a mãe esteja infectada.
O exame HIV1+2 é um exame laboratorial feito por meio da análise de uma amostra de sangue venoso coletada, geralmente, do braço. A coleta é simples e rápida. Após a coleta, o sangue será enviado para o laboratório.
Para a realização do exame HIV1+2, em geral, não é necessário preparo, como jejum. No entanto, você deve confirmar essa e demais informações no momento do agendamento do seu exame.
Jejum aconselhável de 4 horas.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Recomendamos a suspensão do uso de Biotina, bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta.
Recomendamos suspender o uso de biotina e de suplementos alimentares que a contenham por três dias antes da coleta
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.