O LDH (LACTATO DESIDROGENASE) é uma enzima encontrada em grande parte dos tecidos que tem um papel importante no metabolismo da glicose dentro do organismo.
Por ser uma enzima encontrada nos tecidos, o aumento do LDH pode ser um sinal de lesão em órgãos ou tecidos, já que essa lesão libera o LDH de dentro das células na corrente sanguínea. Portanto, o Exame LDH é recomendado para avaliar o nível dessa enzima no sangue.
Um LDH baixo, no entanto, não é um indicativo de problemas, já que em geral, essa diminuição está associada ao consumo excessivo de vitamina C, sendo resolvido com a alteração dos hábitos alimentares.
O exame LDH é indicado em caso de investigação de destruição de ou dano a células e tecidos. Para isso, após a detecção de LDH alto na corrente sanguínea, deverão ser realizados outros exames específicos para determinar qual órgão pode ter sido afetado, a depender da concentração das enzimas da corrente sanguínea:
Para fazer o exame LDH, em geral, não é necessário realizar jejum ou qualquer outro tipo de preparo. É importante que essas informações sejam confirmadas ao agendar o exame.
O exame LDH é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.