Glicose é um carboidrato considerado a fonte de energia do corpo humano. A insulina, produzida pelo pâncreas, permite que a glicose entre em nossas células, dando energia ao nosso corpo.
Os níveis de glicose podem variar de acordo com a alimentação e os hábitos de vida do paciente.
Quando a glicose é medida logo após o paciente se alimentar, o exame que faz essa análise é chamado de glicose pós prandial.
O exame de glicose pós prandial também pode ser chamado de glicemia pós prandial.
Com o exame de glicose pós prandial, é possível determinar como anda a secreção de insulina do paciente, depois de uma descarga de glicose em seu organismo.
Com a glicemia pós prandial, dependendo dos resultados obtidos, o paciente pode ser diagnosticado com diabetes.
Com a glicose pós prandial, o paciente deve se alimentar bem ou com um café da manhã reforçado ou com um almoço com uma determinada quantia de carboidrato. Ele deverá anotar o horário de início da refeição e, duas horas depois, deverá se encaminhar ao laboratório para a coleta de sangue que servirá para a análise da glicose pós prandial.
Também é possível fazer o exame diretamente no laboratório, ingerindo uma líquido com uma determinada quantia de glicose preparado diretamente no local. Em seguida, o paciente deverá aguardar a janela de duas horas para que a coleta de sangue seja realizada no exame de glicose pós prandial.
Coletar 2 horas após refeição ou conforme orientação médica.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Realizar a coleta 2h após uma refeição ou conforme orientação médica.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.