O exame de TGP (Transaminase Glutâmico-Pirúvica), também conhecido como ALT (Alanina Aminotransferase), mede a quantidade desta enzima encontrada principalmente no fígado. Ela é liberada na corrente sanguínea quando há lesão ou inflamação hepática.
Ele serve para avaliar a saúde do fígado, auxiliando no diagnóstico de doenças hepáticas como hepatites, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e danos causados pelo uso excessivo de álcool ou medicamentos.
O exame é um teste de sangue simples. O profissional de saúde coleta uma pequena amostra de sangue de uma veia do braço, que é enviada ao laboratório para análise.
O exame pode ser solicitado quando o paciente apresenta sintomas sugestivos de problemas hepáticos, como:
Ele também pode ser pedido em exames de rotina, especialmente para pessoas com fatores de risco como obesidade, diabetes, consumo excessivo de álcool ou uso frequente de medicamentos que afetam o fígado.
Os valores normais podem variar conforme o laboratório, mas geralmente são:
Valores elevados podem indicar inflamação ou lesão hepática, mas a interpretação deve ser feita por um médico, considerando outros exames e o histórico do paciente.
TGO (AST – Aspartato Aminotransferase) e TGP (ALT – Alanina Aminotransferase) são enzimas hepáticas, mas o TGO também é encontrado no coração, nos músculos e nos rins, enquanto o TGP é mais específico do fígado. O TGO pode estar elevado em problemas cardíacos e musculares, além de doenças hepáticas. Já o exame de TGP é mais confiável para indicar lesão hepática.
O exame pode ser solicitado por diversos profissionais, como clínico gerais, gastroenterologistas e hepatologistas. Dependendo do resultado, o médico pode encaminhar o paciente para um especialista em fígado para uma investigação mais detalhada.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.