Quando há algum desequilíbrio nos indicadores de fósforo do corpo, ele pode ser eliminado em diferentes valores na urina do paciente. O exame de fósforo urina ajuda a determinar esses valores e ajudar o médico a entender como anda a saúde do paciente.
O fósforo é um elemento químico que está presente em uma série de processos de nosso organismo. Ele atua nos processos de movimentação dos músculos, na estrutura dos ossos e dos dentes e também na digestão e no metabolismo de diversas substâncias químicas.
Quando há algum desequilíbrio nos indicadores de fósforo do corpo, ele pode ser eliminado em diferentes valores na urina do paciente. O exame de fósforo urina ajuda a determinar esses valores e ajudar o médico a entender como anda a saúde do paciente.
A dosagem de fósforo na urina ajuda a determinar a quantidade de fósforo eliminada na urina, permitindo diagnosticar condições como a hipofosfatemia e a hiperfosfatemia, que são, respectivamente, números baixos e elevados de fósforo na urina.
Essas condições podem ser um sintoma de uma série de doenças, como a insuficiência renal, a cetoacidose diabética, o hipotireoidismo e a desnutrição.
Ao longo do tempo, a hipofosfatemia e a hiperfosfatemia podem causar uma série de desequilíbrios no organismo do paciente, ainda que o paciente não apresente sintomas imediatos.
O exame de fósforo na urina é feito em um laboratório médico. Lá, o paciente vai receber um kit que contém um frasco para a coleta de urina, além de materiais para higienizar a região genital.
O próprio paciente deverá seguir as orientações da equipe do laboratório que, em seguida, encaminhará a amostra para análise das amostras de urina.
Retirar frasco apropriado no laboratório. Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção deve-se armazenar a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta.
Diante de frascos de urina 24h com conservante, realizar a coleta em frasco intermediário e posteriormente realizar a transferência para o frasco que deverá ser armazenado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Pela manhã, esvazie completamente a bexiga e descarte essa urina.
Registre o horário como INÍCIO DO PERÍODO DE COLETA.
A partir desse momento, colete toda a urina em um frasco adequado, sem conservantes, durante um período de 24 horas, mantendo-a refrigerada (na geladeira).
Registre o horário como FINAL DA COLETA.
Recomenda-se realizar a assepsia antes da coleta da amostra.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.