A ureia é o resultado do metabolismo das proteínas que o paciente ingere como alimento. O fígado a produz e a secreta no sangue, e o rim vai realizar a filtragem para que a ureia seja eliminada na urina.
O exame de ureia analisa os valores de ureia circulando na corrente sanguínea. Se o exame mostrar que o paciente está com os níveis de ureia elevados, ele pode ter uma condição chamada uremia.
A uremia, além de causar uma série de sintomas, pode ser um indicador de que há problemas no fígado e nos rins do paciente. Quando os níveis de ureia obtidos no exame estão baixos, o paciente pode estar levemente desnutrido ou apresentar quadros de gravidez ou de insuficiência hepática.
Geralmente, a ureia é analisada com outros indicadores de saúde do fígado e dos rins, como a creatinina.
O exame de ureia é feito por meio de uma amostra de sangue coletada em exame de sangue tradicional.
A análise clínica dessa substância permite entender melhor como anda a saúde do fígado e dos rins do paciente, viabilizando a indicação de um tratamento para melhor entender como está sua saúde.
Para mulheres, de preferência, o material deve ser coletado entre o 13º e o 15º dia do ciclo. Especialmente para lactantes, há necessidade de coleta do material no intervalo entre mamadas. Atenção: é recomendável a suspensão do uso de biotina, bem como suplementos alimentares que contenham esse material em sua composição, por até três dias antes da realização do exame.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.