A ureia é uma substância produzida pelo fígado, a partir do metabolismo das proteínas ingeridas como alimento. O rim, por sua vez, vai realizar a filtragem para que a ureia seja eliminada na urina.
O exame de ureia verifica os valores da substância circulando na corrente sanguínea. Geralmente, é analisada com outros indicadores de saúde do fígado e dos rins, como a creatinina.
A análise clínica da ureia permite verificar a saúde do fígado e dos rins do paciente, além de acompanhar a evolução de algumas doenças.
O exame é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue, que posteriormente será analisada em laboratório.
O exame pode ser indicado como uma verificação de rotina ou a partir de sintomas como inchaço nos pés e tornozelos, fadiga, alteração no fluxo urinário, confusão mental, icterícia, náuseas e perda de peso sem explicação. Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e insuficiência renal, também podem se submeter ao exame para acompanhamento.
Os valores de referência estão entre 19,3 e 49,2 mg/dL. Mas é importante lembrar que existem variações entre laboratórios e que o exame deve ser sempre interpretado com o auxílio de um médico.
O exame de ureia pode ser solicitado por diversos especialistas, a depender da condição clínica do paciente. Os principais são: nefrologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, cardiologistas, hepatologistas e urologistas.
Níveis elevados de ureia no sangue podem indicar condições como insuficiência renal e desidratação. Quando há excesso no consumo de proteínas, a ureia também pode ficar elevada.
Quando os níveis de ureia obtidos no exame encontram-se aquém do normal, o paciente pode estar levemente desnutrido ou apresentar baixa absorção intestinal. A falta do consumo de proteínas na alimentação, doenças no fígado, excesso de hidratação e gravidez também podem ser motivos de níveis baixos de ureia no organismo.
Níveis baixos ou altos significam que a ureia no sangue está fora do que é considerado normal. Neste tipo de situação, busque aconselhamento médico.
A ureia considerada normal é ideal para que os rins funcionem da forma correta, auxiliando-os a se livrar de substâncias tóxicas, além de equilibrar os líquidos e os sais minerais no organismo.
Quando a ureia está alta, o paciente pode sentir cansaço, ter náuseas, vômitos, perda de apetite, dores de cabeça e inchaço nos membros inferiores. Além disso, são comuns alterações na urina, como o surgimento de espuma ou sangue, e dor na região lombar.
No exame 24 horas, o paciente deve coletar toda a urina que eliminar durante este período. O exame fornece uma visão mais completa sobre a função renal e o metabolismo da ureia ao longo de um período prolongado. Já na amostra isolada, a urina é colhida apenas uma vez. Neste caso, é solicitado para uma avaliação mais rápida.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas GerO que é o exame de ureia?ais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não é necessário jejum ou nenhum outro tipo de preparo para realizar este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.