O FSH é o hormônio folículo-estimulante produzido pela hipófise. Sua principal função é regular a produção de espermatozoides, em conjunto com o hormônio luteinizante (LH), e a maturação dos óvulos.
No corpo masculino, a principal função do FSH é estimular a produção de espermatozoides nos testículos. Já nas mulheres, seu objetivo é ajudar no crescimento dos folículos ovarianos, por meio da produção e secreção de estrogênio, agindo no endométrio e na própria hipófise.
Para verificar se o casal é fértil, caso esteja com dificuldades para engravidar, além de avaliar casos como:
O procedimento também serve para descobrir se o FSH está alto ou baixo no organismo. Ambos os gêneros podem sofrer com os sintomas.
Se o FSH está alto, as mulheres podem notar: perda da função do ovário antes dos 40 anos, pós-menopausa,síndrome de Klinefelter, uso de medicamentos que contêm progesterona ou estrogênio.
No caso dos homens, pode haver perda da função dos testículos, castração, aumento da testosterona, síndrome de Klinefelter e uso de remédios com o hormônio testosterona, bem como o tratamento quimioterápico ou o alcoolismo.
Agora, se o FSH está baixo, os sintomas mudam. As mulheres podem sofrer com a desregulação na produção ovariana, gravidez, anorexia nervosa, uso de corticosteroides ou de pílula anticoncepcional. Os homens podem passar a ter estresse, baixo peso, diminuição da função da hipófise ou do hipotálamo, além da baixa produção de espermatozoides.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, de Pernambuco, da Bahia, do Maranhão, de Sergipe, do Ceará, do Paraná, da Paraíba, de Alagoas, de Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Lactentes: Coleta no Intervalo entre mamadas. IMPORTANTE: Informar a data do 1º dia da última menstruação.
Observação: de preferência colher entre 13° e o 15° dia do ciclo.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.