O cálcio iônico é muito importante o funcionamento correto do organismo, já que exerce efeitos sobre o coração, sistema nervoso e a formação óssea.
Diferentemente do exame de Cálcio Total, a determinação do cálcio ionizado oferece a vantagem de se referir à fração do elemento fisiologicamente atuante.
O cálcio iônico costuma estar elevado em casos de hiperparatiroidismo primário, em neoplasias e em caso de excesso de vitamina D. Já a deficiência desse tipo de cálcio pode indicar sinais de hipoparatiroidismo, na deficiência de vitamina D e no pseudo-hipoparatiroidismo.
Quando os níveis de cálcio estão baixos, o paciente pode apresentar diferentes condições médicas que causam sintomas variados.
Por isso, o exame de cálcio iônico é feito para permitir entender melhor os níveis de cálcio iônico presentes no organismo do paciente.
O exame de cálcio iônico é feito por meio de uma coleta de sangue realizada como um exame de sangue tradicional.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Tocantins e no Distrito Federal.
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.