A creatinina é uma substância produzida como um resíduo do trabalho dos rins e resulta do metabolismo de outra substância: a creatina fosfato. A principal função dos rins é filtrar sangue, eliminando impurezas do nosso organismo.
No entanto, se a função renal estiver prejudicada, os níveis de creatinina vão se elevando no sangue e em outros sub-produtos da atividade do organismo, como a urina.
No caso do exame creatinina urina, amostra isolada, é coletada uma única amostra da urina do paciente com o objetivo de se analisar para checar os níveis de creatinina presentes na urina.
A creatinina é medida pelos médicos no exame de creatinina com o objetivo de avaliar a função e performance dos rins, permitindo que sejam detectadas uma série de condições médicas, como insuficiência renal e infecção nos rins ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento dessas condições.
Geralmente, o exame de creatinina é indicado para pacientes com histórico familiar de problemas nos rins, além de outras condições que podem sobrecarregar esse órgão, como diabetes, hipertensão e obesidade.
Pessoas que fazem o uso de medicamentos que comprometem os rins ou que possuem problemas nos rins frequentemente, como pedras nos rins e infecções de repetição também recebem a recomendação de realizarem o exame de creatinina com certa frequência.
O exame de creatinina urina, amostra isolada é feito em um laboratório médico. Lá, o paciente vai receber um kit que contém um frasco para a coleta de urina, além de materiais para higienizar a região genital.
O próprio paciente deverá seguir as orientações da equipe do laboratório que, em seguida, encaminhará a amostra para análise das amostras de urina.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Coleta deve ser realizado no laboratório com frasco fornecido durante atendimento. Preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 2 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a micção, coletar o jato médio.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.