Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e sua principal função é o de liberar glicose, de forma controlada, no sangue. A glicose entra nas células do corpo e vai sendo utilizada como fonte de energia.
No entanto, se houver alguma disfunção de insulina – como uma produção baixa ou nenhuma produção – o indivíduo pode evoluir para um quadro de diabetes mellitus, devido à falta de controle da glicose no sangue
Por isso, o exame de insulina é solicitado pelo médico para identificar alterações nos níveis de insulina. Alterações neste exame pode indicar que a glicose está alterada, havendo a necessidade de repor a insulina que o pâncreas não está sendo capaz de produzir.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Necessário jejum alimentar de 8 horas. Recomendamos um jejum máximo de 12h. No dia da realização do exame, o uso de medicações por via oral e/ou de insulina, para tratamento do diabetes, deve seguir orientação do médico assistente. Caso este não tenha feito nenhuma especificação, recomenda-se que tais medicamentos sejam administrados após a coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.