A uréia é uma substância produzida pelo fígado das pessoas. Normalmente, a uréia circula pelo sangue e é eliminada pela urina do paciente. No entanto, quando há alguma alteração no organismo da pessoa, o paciente pode acabar tendo a presença da ureia em outros líquidos corporais, como o líquido peritoneal (presente no abdômen) e até mesmo o líquor (líquido que envolve a medula espinhal).
Com o exame de uréia líquidos corporais, é possível extrair amostras desses líquidos corporais variados para que elas possam ser analisadas para checar se há ou não ureia presente em sua composição.
Com a análise da ureia líquidos corporais, é possível estudar a saúde dos rins e do fígado do paciente.
Para a análise clínica da ureia em líquidos corporais, é coletada uma amostra do líquido peritoneal do paciente. Por ser um procedimento levemente invasivo, geralmente ele deve ser feito em hospitais, e não em laboratórios.
Geralmente, a coleta é feita por meio de uma punção com agulha em determinados pontos do abdômen. O procedimento é feito com anestesia local e colhem-se cerca de três tubos encaminhados para análise laboratorial.
Em alguns casos, no exame de uréia líquidos corporais ou mesmo uréia líquidos cavitários, podem ser analisados outros líquidos, como o líquor, por exemplo. Nesses casos, o procedimento deve se adequar ao que se deseja analisar.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.