Imunohistoquímica é o estudo de células cancerígenas no organismo, feito a partir de reações químicas entre proteínas das células doentes e anticorpos preparados e marcados com proteínas conhecidas.
Imunohistoquímica é o estudo de células cancerígenas no organismo, feito a partir de reações químicas entre proteínas das células doentes e anticorpos preparados e marcados com proteínas conhecidas. O resultado deste procedimento, apresenta respostas com o tipo de tumor suspeito.
Este exame laboratorial é feito quando necessitamos de outros métodos diagnósticos. Com ele, é possível definir de forma precisa o nome e as características do tumor que acomete o paciente.
O Exame Imunohistoquímica é usado para definir de forma precisa o nome e as características do tumor que acomete o paciente. Com apenas um pedaço da lesão, o médico responsável consegue fazer a análise. O método também pode ser usado para definir a gravidade da lesão e, em alguns casos, excluir a hipótese de tumor.
Este tipo de exame pode ser usado para pesquisar as células ganglionares na parede do intestino de crianças com dificuldade para evacuar e células meio-epiteliais, para suspeita de câncer de próstata, assim como outras células que podem parecer lesionadas.
O exame Imunoistoquímica é essencial para definir o melhor tipo de tratamento, dependendo do seu resultado e gravidade.
O exame Imunohistoquímica é feito como uma biópsia comum, no entanto, a lesão não é retirada por inteiro. O paciente pode receber anestesia ou sedação local, para não sentir nenhum desconforto durante o procedimento.
Quando o paciente estiver pronto e em ambientes esterilizado, o médico pega o bisturi e realiza uma incisão na lesão e retira uma parte dela. Em seguida, esse material é armazenado em local específico e enviada para análise em laboratório.
No laboratório, o técnico responsável, coloca a amostra preparada com uma solução em um microscópio . E, graças a essa solução é possível identificar características específicas da lesão.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.