O VDRL é um exame que detecta antígenos presentes no organismo de pacientes com sífilis. Ele é chamado de “teste não treponêmico”, já que não identifica anticorpos específicos contra a bactéria Treponema pallidum, causadora da doença.
VDRL é uma sigla para Venereal Disease Research Laboratory, que em tradução literal para o português significa “Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas”.
O VDRL é uma das principais análises utilizadas na triagem da sífilis, sendo indicado tanto para o diagnóstico inicial quanto para acompanhar o tratamento, além de fazer parte dos exames pré-natais das gestantes. Também é o teste mais recomendado para a detecção da neurossífilis, uma complicação que afeta o sistema nervoso central.
O exame de VDRL é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue ou, em casos específicos, da análise do líquor (líquido cefalorraquidiano).
O exame de VDRL pode ser solicitado em diversas situações, como:
O exame de VDRL é utilizado para a detecção da sífilis, mas seu resultado pode ser falso-positivo em pacientes com outras condições, como hanseníase, lúpus, mononucleose, artrite reumatoide, catapora e HIV. Por esse motivo, o diagnóstico precisa ser confirmado por exames mais específicos, indicados pelo médico.
Os resultados do VDRL normalmente são interpretados da seguinte forma:
O exame de VDRL pode ser solicitado por diferentes especialistas, de acordo com o quadro clínico do paciente, incluindo clínicos gerais, infectologistas, ginecologistas e obstetras, urologistas, dermatologistas, neurologistas e cardiologistas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
É recomendada a suspensão do uso de Biotina, bem como de suplementos alimentares que contenham essa vitamina em sua composição, por três dias antes da coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.