CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração.
O exame de CPK (creatinofosfoquinase) mede a quantidade de uma enzima no sangue que é encontrada principalmente nos músculos, no coração e no cérebro. Quando esses tecidos são danificados, a enzima é liberada na corrente sanguínea. O exame ajuda a identificar problemas como infarto do miocárdio e lesões musculares. Se os níveis de CPK estão altos, isso pode indicar danos, enquanto níveis normais geralmente significam que não há problemas sérios.
O exame de CPK serve para várias finalidades, incluindo:
-Diagnosticar infarto do miocárdio: Níveis elevados de CPK-MB podem indicar que houve um ataque cardíaco.
-Avaliar lesões musculares: O exame ajuda a identificar danos nos músculos, como em casos de lesões ou doenças musculares.
-Monitorar condições neuromusculares: Níveis altos de CPK-BB podem estar associados a problemas no cérebro ou em condições neuromusculares.
-Acompanhar a recuperação: O exame pode ser usado para monitorar a recuperação de lesões ou o efeito de tratamentos em condições musculares e cardíacas.
Essas informações ajudam os médicos a entender melhor a saúde do paciente e a tomar decisões sobre o tratamento.
O exame é realizado por meio da coleta de sangue, que é enviada ao laboratório para análise. Os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e deverão apresentados ao seu médico. O procedimento é rápido e causa pouco desconforto.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Necessário jejum de 4 horas.
Evitar exercícios físicos intensos até 48 horas antes da coleta. O cliente não pode fazer eletroneuromiografia três dias antes da coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.