O fósforo é um elemento químico que está presente em uma série de processos de nosso organismo. Ele atua nos processos de movimentação dos músculos, na estrutura dos ossos e dos dentes e também na digestão e no metabolismo de diversas substâncias químicas.
Quando há algum desequilíbrio nos indicadores de fósforo do corpo, ele pode ser eliminado em diferentes valores na urina do paciente. O exame de fósforo urina ajuda a determinar esses valores e ajudar o médico a entender como anda a saúde do paciente.
A dosagem de fósforo na urina ajuda a determinar a quantidade de fósforo eliminada na urina, permitindo diagnosticar condições como a hipofosfatemia e a hiperfosfatemia, que são, respectivamente, números baixos e elevados de fósforo na urina.
Essas condições podem ser um sintoma de uma série de doenças, como a insuficiência renal, a cetoacidose diabética, o hipotireoidismo e a desnutrição.
Ao longo do tempo, a hipofosfatemia e a hiperfosfatemia podem causar uma série de desequilíbrios no organismo do paciente, ainda que o paciente não apresente sintomas imediatos.
O exame de fósforo na urina 24 horas é feito em em casa. O paciente vai receber um kit que contém 2 frascos para a coleta de urina contendo como conservante HCl (ácido clorídrico) a 50%.
O próprio paciente deverá seguir as orientações da equipe do laboratório que consiste em após acordar, esvaziar toda a bexiga desprezando a urina. A partir da segunda amostra, o paciente irá armazenar toda a urina do dia até a primeira do dia seguinte ao acordar.
Coleta deve ser realizado no laboratório com frasco fornecido durante atendimento. Preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 2 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a micção, coletar o jato médio.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.