O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo.
O exame de VHS, quando alto, indica uma inflamação, mas não é capaz de determinar por si só a causa dessa inflamação, sendo necessários exames complementares para determinar onde está a doença.
O exame VHS serve para medir a velocidade de separação dos glóbulos vermelhos e o plasma, Com isso, quando há a inflamação no sangue, são formadas proteínas que diminuem a viscosidade do sangue e aceleram a velocidade de hemossedimentação.
A VHS pode estar aumentada em casos de traumas, infecções, doenças autoimunes, insuficiência renal e cardíaca, câncer, entre outras condições.
O exame VHS é feito com amostra de sangue, colhida de uma veia, geralmente no braço. Depois de coletado o sangue nos tubos, esta amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.
Em geral, para a realização do exame VHS, não são necessários preparos prévios, mas alguns medicamentos podem influenciar nos resultados. Portanto, confirme todas as informações de preparo durante o agendamento do exame.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.