A creatinina é medida pelos médicos no exame de creatinina com o objetivo de avaliar a função e performance dos rins, permitindo que sejam detectadas uma série de condições médicas, como insuficiência renal e infecção nos rins ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento dessas condições.
O exame de creatinina mede a quantidade de creatinina, um produto de degradação da creatina, liberado na corrente sanguínea pelos músculos. Ele é um importante indicador da função renal.
O exame é realizado por meio da coleta de sangue, que é enviada a um laboratório para análise dos níveis de amilase. Os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e são discutidos com o médico. O procedimento é rápido e causa pouco desconforto.
O exame de creatinina é utilizado para avaliar a função renal, detectar doenças nos rins, monitorar condições médicas que afetam os rins e verificar a eficácia de tratamentos renais.
Os sintomas que podem indicar a necessidade de um exame incluem:
O exame de sangue é seguro, mas pode causar um leve desconforto no local da punção. Não há contraindicações significativas. A coleta de urina não apresenta riscos.
O exame é realizado por meio da coleta de sangue, que é enviada a um laboratório para análise dos níveis de amilase. Os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e são discutidos com o médico. O procedimento é rápido e causa pouco desconforto.
Este teste mede a quantidade de creatinina em uma única amostra de urina, sendo frequentemente utilizado para avaliações rápidas da função renal. Para a coleta, o paciente deve usar um frasco estéril e garantir que a amostra seja enviada ao laboratório rapidamente. É recomendável realizar a assepsia na região genital antes da coleta para evitar contaminações. Além disso, a urina deve ser mantida refrigerada desde a coleta até a análise, a fim de preservar a qualidade da amostra.
Este exame fornece uma avaliação mais abrangente da função renal ao coletar toda a urina produzida durante um período de 24 horas.
No início da coleta, o paciente deve esvaziar completamente a bexiga e descartar essa urina, anotando o horário como início do período de coleta. A partir desse momento, toda a urina deve ser coletada em um frasco apropriado (sem conservantes) e refrigerada durante as 24 horas subsequentes.
Ao final do período de coleta, o paciente deve anotar o horário como final da coleta e levar a amostra ao laboratório para análise. Assim como no exame de amostra isolada, é essencial realizar a assepsia antes da coleta.
O tempo para o resultado do exame de creatinina pode variar dependendo do laboratório. O resultado da coleta de sangue costuma ficar pronto no mesmo dia ou em até 24 horas. Já o exame de urina pode levar de 1 a 2 dias, pois a coleta envolve a urina de 24 horas.
Indica que os rins podem estar com dificuldades para filtrar o sangue adequadamente, o que pode ser um sinal de problemas como:
A creatinina baixa no exame pode indicar algumas condições específicas, mas geralmente está associada a uma redução na produção de creatinina no corpo, que pode ser causada por:
Embora a creatinina baixa seja menos comum e geralmente não seja um sinal grave, ela pode ser um indicativo de outras condições que precisam ser avaliadas. É sempre importante interpretar o exame junto com outros parâmetros e sintomas clínicos.
O clearance de creatinina mede a capacidade dos rins de filtrar a creatinina do sangue. É calculado usando:
Ele reflete a taxa de filtração glomerular (TFG), que indica a eficiência dos rins.
Os valores de referência podem variar entre laboratórios, mas geralmente são:
O exame de creatinina pode ser solicitado por médicos de diversas especialidades, como clínicos gerais, nefrologistas, endocrinologistas e cardiologistas, especialmente em casos de pacientes com condições que afetam a função renal.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.