Hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias e no plasma do corpo humano e tem a função de transportar oxigênio pelo sistema circulatório. Quando essa substância se liga à glicose, recebe o nome de hemoglobina glicada (HbA1c).
O exame de sangue denominado Hemoglobina glicada é solicitado por um médico para avaliar os níveis de açúcar no sangue do paciente.
O diferencial desse exame para o de medição de glicose é que a hemácia tem uma vida de cerca de 60 a 90 dias no sangue, mostrando, portanto, a concentração média de glicose no sangue durante todo esse período. Já o exame de glicose mostra o nível de glicose somente no momento da coleta.
O exame Hemoglobina glicada é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.
Em geral, para o exame Hemoglobina glicada, não é necessário jejum ou outro pré-preparo. No entanto, essas e demais informações deverão ser confirmadas com o local do exame, pois as orientações podem variar.
O exame Hemoglobina glicada, também conhecido como hemoglobina A1c ou HbA1c, mede os níveis de glicose na corrente sanguínea durante os últimos três meses.
Em geral, é um exame de rotina, solicitado anualmente pelo seu médico como parte dos demais exames laboratoriais. Sua realização é importante para o diagnóstico precoce de diabetes e o correto acompanhamento da doença.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.