O exame EAF, pesquisa de Elementos Anormais nas Fezes é uma análise laboratorial que investiga a presença de substâncias ou organismos incomuns nas fezes. Ele auxilia no diagnóstico de diversas condições gastrointestinais e infecciosas.
Este exame é utilizado para detectar anormalidades nas fezes, como a presença de sangue oculto, gordura, muco, leucócitos, parasitas ou microrganismos, podendo indicar infecções, inflamações ou disfunções digestivas.
Médicos podem solicitar o exame quando há suspeita de infecções intestinais, doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, má absorção de nutrientes ou outras condições digestivas. Ele também pode ser indicado em casos de diarreia persistente, dor abdominal, perda de peso inexplicável e sangramentos intestinais.
O exame pode auxiliar no diagnóstico de doenças como infecções intestinais bacterianas, virais ou parasitárias, doença celíaca, pancreatite crônica, colite ulcerativa, doença de Crohn e câncer colorretal.
Os resultados indicam a presença ou ausência de elementos anormais nas fezes. Dependendo dos achados, o médico pode interpretar se há sinais de infecção, inflamação, distúrbios na digestão ou outras condições gastrointestinais que necessitem de investigação complementar.
Gastroenterologistas, clínicos gerais, infectologistas e outros médicos especializados podem solicitar esse exame conforme a necessidade do paciente.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não há necessidade de preparo específico para a realização deste exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.