Com este exame, é possível capturar imagem do perfil craniano e avaliar diversos fatores, como crescimento do crânio, estado da dentição e padrões que permitem verificar a saúde, melhorando o diagnóstico
O raio-X de teleperfil em cefalostato (com traçado) é um exame de imagem especializado que captura uma visão lateral (perfil) do crânio com a ajuda de um cefalostato, que é um dispositivo que mantém a cabeça do paciente fixa e alinhada. Esse exame é muito utilizado em odontologia e ortodontia, especialmente para avaliar o crescimento e a estrutura óssea do crânio e da face.
Com o “traçado”, o exame inclui medições e marcações feitas sobre a imagem para facilitar a análise de características como o alinhamento dentário, padrões de crescimento craniofacial e a relação entre as estruturas ósseas da cabeça.
O paciente é posicionado de maneira fixa pelo cefalostato, um dispositivo que estabiliza a cabeça, garantindo que a imagem seja capturada em um ângulo preciso (perfil lateral) e é colocado sentado ou em pé, dependendo do equipamento.
Uma máquina de Raio-X emite feixes de radiação que atravessam o crânio e são registrados em uma chapa ou sensor digital, criando uma imagem detalhada das estruturas ósseas e dentárias.
Após a captura da imagem, um técnico ou especialista realiza o “traçado”, que envolve a marcação de pontos anatômicos importantes no crânio e na face para facilitar a análise de alinhamento e crescimento.
As principais indicações incluem:
As contraindicações são semelhantes a outros exames de raio-X, incluindo gravidez, pacientes com objetos metálicos próximos à cabeça ou pescoço e indivíduos incapazes de permanecer imóveis.
Esse exame é comumente recomendado por ortodontistas, cirurgiões bucomaxilofaciais, dentistas e pediatras.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou como uma de suas principais ferramentas a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.