Com este exame estudamos os ossos, tendões, ligamentos e a musculatura da mão e contemplamos ambas as mãos ou somente uma conforme as queixas.
O raio-X de mão é um procedimento de imagem não invasivo que utiliza raios X para capturar imagens detalhadas dos ossos, tecidos e articulações da mão. Ele é geralmente usado para identificar fraturas, infecções, artrite ou outras anormalidades ósseas.
Para a realização do raio-X de mão, o paciente deita-se numa maca ou fica em pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico.
O paciente é deixado a sós na sala, enquanto a captura de imagens é feita pela máquina de raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
O osso ganha determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
Com o raio-X de mão, podemos observar em detalhe fraturas, torções, deslocamentos ou fissuras nos ossos. Mãos frequentemente podem causar traumas na região; por isso, vale verificá-las em busca de danos.
Além disso, o raio-X de mão também possibilita estudar processos inflamatórios, tendinite e síndrome do túnel do carpo, além de processos degenerativos, como artrite e artrose.
O raio-X de mão é comumente solicitado por ortopedistas, reumatologistas ou médicos de medicina esportiva. Eles usam este exame para avaliar e diagnosticar condições como fraturas, artrite ou outras anormalidades ósseas na mão.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 minutos.
JEJUM: não é necessário.
CONTRAINDICAÇÕES: em caso de atraso menstrual ou gestação suspeita ou confirmada, não se recomenda a realização do exame.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Raio-X de Mão.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.