Este é um exame de raio-x em que obtém-se radiografias do corpo do paciente colocando em evidência estruturas que ficariam sobrepostas.
A planigrafia, também conhecida como tomografia linear, é um exame de raio-X em que se obtém radiografias do corpo do paciente, colocando em evidência estruturas que ficariam sobrepostas. Desta forma, o médico consegue visualizar imagens detalhadas de camadas específicas do corpo.
Ela funciona movendo o tubo de raio-X em um arco durante a exposição, enquanto o filme se move na direção oposta. Esse movimento faz com que os objetos fora do plano de interesse fiquem desfocados, destacando apenas uma camada ou seção do corpo.
Neste caso, a planigrafia tem como objetivo estudar a região do tórax e suas estruturas, como os pulmões, o coração e as vias respiratórias. .
É importante lembrar que este é um exame pouco utilizado nos dias atuais, pois foi substituído pela tomografia computadorizada.
Para a realização do exame, o paciente deita-se numa maca ou fica em pé contra uma superfície, com posicionamento orientado pelo técnico. Neste caso, múltiplas imagens são feitas para obter detalhes secionados.
A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas, que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
Os ossos ganham determinada impressão, enquanto os tecidos moles e o conteúdo líquido geram outras marcas.
Com a planigrafia de tórax, é possível estudar tumores, malformações, fraturas, lesões pulmonares e algumas estruturas cardíacas, por exemplo.
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, dependendo da estrutura que se pretende analisar. Cardiologistas, pneumologistas e clínicos gerais são alguns deles.
A planigrafia de tórax não é indicada para mulheres grávidas, pessoas com implantes sensíveis à radiação ou pacientes com dificuldades de se manterem imóveis durante sua realização.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.