Este é um exame radiológico simples que avalia possíveis problemas no osso zigomático (ou malar), conhecido como o osso da bochecha, que está situado acima e lateralmente na face.
O raio-X, também chamado de radiografia, é um dos exames mais comuns e solicitados, devido à sua acessibilidade e ao uso de doses baixas de radiação. Os Raios-X atravessam as estruturas do corpo, gerando imagens. É muito utilizado em urgências e emergências.
O raio-X de malar, portanto, é um exame radiológico simples que avalia possíveis problemas no osso zigomático (ou malar), conhecido como o osso da bochecha, que está situado acima e lateralmente na face.
O paciente é direcionado para a sala de raio x, sendo posicionado duas vezes, uma com as costas voltadas para o aparelho e as mãos para baixo, e a outra do lado esquerdo, com as mãos para cima e as costelas esquerdas em direção ao aparelho.
Primeiro, o técnico em radiologia posiciona o paciente que deve permanecer imóvel por alguns instantes. Na sala ao lado, fica o computador para onde as imagens do aparelho são enviadas. Se o médico estiver satisfeito com as imagens obtidas, o paciente está liberado.
Por meio do raio-X de malar, é possível visualizar fraturas, lesões ou outras alterações nos ossos faciais, especialmente após traumas, como quedas ou acidentes.
Embora seja um exame seguro, ele envolve radiação. Por isso, existem algumas situações em que o médico pode optar por outros exames. Veja as principais contraindicações:
Existem alguns médicos que podem pedir o raio-X de malar, dependendo da condição a ser investigada. Ortopedistas, neurologistas e cirurgiões bucomaxilofaciais são alguns exemplos.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou como uma de suas principais ferramentas a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.