Este é um exame de imagem da articulação esternoclavicular, que envolve o ombro e o ponto de união do membro superior ao tronco.
É um exame de imagem da articulação esternoclavicular que envolve o ombro e o ponto de união do membro superior ao tronco.
O raio-x de articulação esternoclavicular pode ser uni ou bilateral.
O exame raio-x de articulação esternoclavicular não exige preparo, bastando a utilização de roupas confortáveis e sem materiais metálicos. As orientações são repassadas também no local onde o procedimento será realizado.
Esse procedimento é feito com horário agendado ou na emergência. O paciente é direcionado para a sala de raio-x. Em seguida, o técnico em radiologia o posiciona e o orienta a permanecer imóvel. Inicia-se, dessa forma, a obtenção das imagens. Ao ser projetadas no computador, as regiões ósseas mais densas ficam brancas, facilitando a identificação de alterações.
O exame raio-x de articulação esternoclavicular pode ser solicitado por especialistas para identificar lesões a fim de definir o melhor tratamento. O procedimento também pode ser requisitado para avaliar se o tratamento indicado foi eficaz e o paciente está curado.
O raio-x de articulação esternoclavicular é realizado em pacientes que apresentam dor na região e indica patologias como:
Sim, apesar de o exame não ser invasivo, é contraindicado para gestantes, assim como mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez, devido à radiação.
Não é necessário nenhum tipo de preparo e nem há necessidade de jejum para o exame de raio-x de articulação esternoclavicular.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.