Este exame é usado no diagnóstico e tratamentos de fraturas nos ossos situados acima e lateralmente ligada a vários ossos da face.
A apófise estiloide consiste em uma espécie de alongamento ósseo localizado próximo ao osso temporal, na região da face. Sendo assim, o raio-X da apófise estiloide é usado para auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados a esse osso.
O exame pode funcionar para identificar lesões e inflamações. Além disso, por meio dele, é possível detectar o alongamento do processo estiloide, condição conhecida como Síndrome de Eagle. A doença causa uma série de sintomas incômodos para o paciente, como dor de cabeça, dor no rosto, zumbido no ouvido e dificuldade para engolir e mastigar.
O exame é normalmente realizado por um técnico de radiologia, com o paciente posicionado em pé ou deitado. A máquina responsável pelo exame emite feixes de raio-X, absorvidos pela área examinada – nesse caso, a parte lateral da face do paciente.
Os raios que atravessam o local examinado são então capturados por um detector, que vai produzir a imagem. Caso ele esteja com qualidade ideal, o paciente é liberado.
O raio-X da apófise estiloide pode ser solicitado por diversos especialistas, como cirurgiões dentistas, otorrinos ou neurologistas.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão diversos tipos de doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.