Com este exame estudamos os pés e/ou dedos dos pés, em busca de problemas variados, como trauma, torções e deslocamentos.
O Raio-X, também conhecido como radiografia, é o exame de imagem mais comum devido a sua acessibilidade e por não ser invasivo. Com ele é possível estudar ossos e musculatura, permitindo observar também órgãos como intestinos e pulmões.
No caso do exame de Raio-X de Pé, estudamos os pés e/ou dedos dos pés, em busca de problemas variados, como trauma, torções e deslocamentos.
Por ser um exame que utiliza radiação ionizante para a captação das imagens, ele é contraindicado para gestantes, sendo importante informar ao médico em caso de suspeita de gravidez.
O Raio-X de Pé pode ser solicitado em um ou ambos os pés. O exame pode ser realizado de duas maneiras:
Na primeira, o paciente estará em decúbito dorsal, ou seja, deitado de barriga para cima. O paciente então flexiona o joelho e coloca a superfície plantar (conhecida como “sola do pé”) sobre o chassi da radiografia.
No segundo caso, o médico pode solicitar uma radiografia oblíqua. Para esta radiografia, o paciente ficará sentado ou deitado, e a sola do seu pé será posicionada em um ângulo de 30º ou 40º no chassi.
O médico também pode solicitar o Raio-X de Pé com carga, sendo que, nesse caso, o paciente ficará de pé, distribuindo o peso de seu corpo igualmente sob os dois pés.
A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
Além de traumas, torções e deslocamentos, o Raio-X de Pétambém observa fraturas dos ossos dos pés, além de processos inflamatórios, como tendinites e fascites.
Com o Raio-X de Pé também podem ser observados esporões, calcificações e outras alterações que causam dores e problemas nos pés.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.