Este exame avalia a velocidade com que o radiofármaco é eliminado dos rins, avalia a captação total do radiofármaco pelos rins, sendo possível, então, avaliar a função dos rins e todo o trajeto urinário.
A cintilografia é um exame de imagem, indolor e não invasivo, que faz parte da Medicina Nuclear. Utiliza radiofármacos (substância levemente radioativa) que são injetados na veia do paciente. Com o movimento desses compostos radioativos, é possível obter as imagens do local em que deseja ser estudado.
A Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular avalia a velocidade com que o radiofármaco é eliminado dos rins, avalia a captação total do radiofármaco pelos rins, sendo possível, então, avaliar a função dos rins e todo o trajeto urinário.
Antes do início da captação das imagens, é solicitado que o paciente esvazie a bexiga urinária e beba água.
Para a realização do exame de Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular, será injetado o radiofármaco na veia do paciente. Alguns minutos depois, espera-se que este fármaco já tenha atingido as vias urinárias, quando então é iniciado o exame.
Na sala de exame, o paciente é posicionado na maca de cintilografia, onde permanecerá deitado por alguns minutos para captação das imagens.
Pode ser necessário o uso de medicamentos diuréticos em situações especiais.
O exame de Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular não exige jejum ou suspensão de medicamentos. Este exame pode ser realizado por adultos e crianças.
O Exame Cintilografia Renal Dinâmica com Determinação da Filtração Glomerular é usado para pesquisar e detectar lesões renais iniciais, para acompanhamento da função dos rins em pacientes específicos, além de diagnosticar obstruções e dilatações no trato urinário.
Pode ser realizado em pacientes transplantados para avaliar a função do rim transplantado.
O resultado deste exame é expresso em imagens e em gráficos. Este exame de imagem é complementado com exames laboratoriais.
O exame tem duração aproximada de 40 minutos e, após a captação das imagens, o paciente está liberado. Sempre importante levar exames anteriores relacionados.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.