Este é considerado o melhor exame para diagnóstico de torção testicular.
A cintilografia é um exame de imagem, indolor e não invasivo, que faz parte da Medicina Nuclear. Este exame utiliza radiofármacos, que são injetados na veia. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter as imagens do local que deseja ser estudado.
A Cintilografia Testicular (Escrotal) é o exame de cintilografia com foco na região dos testículos.
Para realização do exame de Cintilografia Testicular (Escrotal), será injetado na veia do paciente uma pequena quantidade de material radioativo (radiofármaco). Em seguida, o paciente será direcionado à mesa de exame
Será necessário expor a região dos testículos. Durante o exame, o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga para cima), com as pernas levemente afastadas e com o pênis repousado sobre o abdômen.
O aparelho de cintilografia irá captar as imagens das regiões com maior concentração da substância radioativa – neste caso, as imagens dos testículos.
O exame de cintilografia testicular é considerado o melhor exame para diagnóstico de torção testicular. Auxilia também no diagnóstico de afecções que causam aumento do fluxo sanguíneo na região dos testículos, como varicocele (dilatação das veias do cordão que sustenta o testículo) e epididimite (inflamação no local de armazenamento dos espermatozóides).
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.