Este exame estuda por completo a distribuição de sangue no cérebro do paciente.
O fluxo sanguíneo cerebral corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. Seu valor normal para o cérebro como um todo é 53,5 mL/100 g/min. O valor é diretamente proporcional à pressão de perfusão cerebral – que corresponde à pressão arterial média menos a pressão intracraniana – e inversamente proporcional à resistência vascular cerebral, sendo este o único órgão capaz de se autorregular, seja dilatando e contraindo as artérias cerebrais.
É por intermédio do fluxo sanguíneo cerebral que o encéfalo recebe os nutrientes e o oxigênio necessários às suas células.
Para a realização do exame de fluxo sanguíneo cerebral, o paciente recebe uma injeção de um medicamento levemente radioativo – demorando de 40 a 60 minutos para fazer efeito – que penetra no tecido cerebral e se conecta às células nervosas.
Em seguida, o paciente é encaminhado para cintilografia, para captura de imagens. Podem ser colhidos diferentes conjuntos de imagens, em intervalos de tempo variados, fornecendo grande quantidade de dados.
O objetivo do exame é avaliar mudanças e alterações estruturais na anatomia do cérebro, servindo para o diagnóstico correto, no que se diz respeito à suspeita do médico.
O exame de fluxo sanguíneo cerebral é um exame de Medicina Nuclear que estuda por completo a distribuição de sangue no cérebro do paciente. Geralmente, ele é solicitado por neurologistas ou psiquiatras.
Com este exame, é possível avaliar diversas patologias que afetam o pleno funcionamento do cérebro, mostrando quais regiões são mais ativas e quais não operam corretamente.
Assim, observamos quadros como epilepsia, danos cerebrais, Mal de Alzheimer e, até mesmo, morte cerebral.
No entanto, existem outros sintomas que podem ser identificados, como:
O exame de Fluxo Sanguíneo Cerebral não é indicado para mulheres em período de gestação e para lactantes (que estão amamentando).
Pode causar efeitos colaterais, embora seja extremamente raro e com intensidade leve. Os sintomas que podem aparecer devido ao medicamento levemente radioativo são náuseas, tontura, cefaléia e mal-estar.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.