A Cintilografia com Leucócitos Marcados investiga profundamente infecções e processos inflamatórios disseminados ou concentrados em órgão específico.
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear e que utiliza compostos levemente radioativos. Conforme estes compostos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico preciso.
A Cintilografia com Leucócitos Marcados investiga profundamente infecções e processos inflamatórios disseminados ou concentrados em órgão específico em pacientes não imunodeprimidos.
Os leucócitos podem ser um meio de identificar processo inflamatório/infeccioso com muita acurácia, já que é possível os separar de outros componentes do sangue, para marcá-los com radioisótopo sem interferir na sua função.
Nesse exame, os leucócitos, células brancas responsáveis pela defesa, recebem o pequeno marcador radioativo. Os leucócitos radiomarcados são atraídos aos pontos de inflamação por fatores locais, e vão do interior do vaso sanguíneo para o interstício, migrando diretamente para o local da inflamação (quimiotaxia). Se a causa da inflamação for infecciosa, os neutrófilos radiomarcados destroem as bactérias.
O marcador permite que elas trabalhem e atuem normalmente, enquanto se tornam mais visíveis por meio de equipamentos de cintilografia, fornecendo informações preciosas no diagnóstico pela Cintilografia com Leucócitos Marcados.
Na Cintilografia com Leucócitos Marcados, faz-se uma coleta de pequena quantidade de sangue. A amostra será levada para um laboratório, onde cada célula será separada do restante do sangue.
Os leucócitos, células brancas, separadas do restante, receberão pequena medicação, que funciona como marcador específico permitindo realizar o exame.
A amostra será reinjetada e, após certo período de tempo, serão coletadas imagens na gamacâmara.
Por conta da remoção da amostra, da recolocação e seu período de circulação no organismo, a Cintilografia com Leucócitos Marcados pode levar algumas horas para ser finalizada, sendo que leva de 3 a 6 horas para a aquisição das imagens (dependendo da patologia avaliada), bem como a aquisição de imagens do dia seguinte, que ocorrem até 24 horas da injeção.
A Cintilografia com Leucócitos Marcados serve para a detecção de condições diversas, permitindo confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas.
Com este exame podem ser investigadas febres de causa desconhecida e processos inflamatórios em próteses (quadril, por exemplo).
Também permite confirmar osteomielite, febre de origem indeterminada, endocardite bacteriana, abscesso, inflamação em prótese ortopédica e vascular, doença inflamatória intestinal, entre outros quadros diversos.
Sim. Pessoas acima de 130 kg, grávidas e gestantes no período de amamentação.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.