No caso da mielocintilografia, os médicos estudam o líquido encefálico presente na medula espinhal e no cérebro, cuja função é proteger estas delicadas estruturas de diferentes impactos.
O que é mielocintilografia?
Mielocintilografia é um exame de Medicina Nuclear em que substâncias químicas levemente radioativas são injetadas no organismo permitindo observar o trajeto de determinados líquidos e substâncias naturais.
No caso da mielocintilografia, os médicos estudam o líquido encefálico presente na medula espinhal e no cérebro, cuja função é proteger estas delicadas estruturas de diferentes impactos.
A mielocintilografia é um exame de imagem indolor e não invasivo.
Como é feito o exame de mielocintilografia?
Para a mielocintilografia, o paciente se submete a punção lombar. Trata-se da inserção de um catéter em sua coluna lombar, que permite aplicar o medicamento radiofármaco diretamente na medula espinhal. Esse procedimento é feito sempre por médico neurologista experiente.
Após instantes em repouso, o paciente é encaminhado para captação de imagens (por aparelhos como tomografia computadorizada). A captação de imagens pode acontecer em mais intervalos de tempo, e o paciente pode repetir o exame em intervalos de tempo de 3, 6, 12 e até 24 horas após a aplicação do radiofármaco.
Trata-se de um exame bastante longo e que pode ainda ser complementado por hemogramas, por exemplo.
Durante o período de testes, o medicamento levemente radioativo percorre por toda a medula espinhal e cérebro, permitindo que diferentes estruturas sejam analisadas em detalhe.
Para que serve o exame de mielocintilografia?
A mielocintilografia permite estudar em detalhe as áreas e estruturas que possuem a circulação de líquido cefalorraquidiano, como cérebro e medula espinhal.
Com a mielocintilografia é possível pesquisar casos de fístula liquórica. A fístula liquórica acontece quando a medula espinhal sofre algum desvio de trajeto ou apresenta um orifício em sua estrutura, permitindo que o líquor desvie seu trajeto normal e migre para outras estruturas.
Isso é bastante comum no ouvido e nariz, que passam a eliminar uma secreção diferente e de forma constante.
Ainda, a mielocintilografia permite a análise de hidrocefalia e atrofia cerebral, além da descoberta de possíveis tumores e avaliação de derivações cirúrgicas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 12 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.