Este exame é feito com o objetivo de detectar a presença do divertículo de Meckel.
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação, é possível obter imagens para fins diagnósticos precisos.
No caso da cintilografia para pesquisa de divertículo de Meckel, o exame é feito com o objetivo de detectar a presença do divertículo de Meckel. Essa condição é uma alteração de nascença no intestino delgado que causa protuberância em uma das extremidades do intestino.
Na maioria dos indivíduos, o divertículo é assintomático e não causa problemas, mas, em alguns casos, pode acabar ocasionando diverticulite e inflamação, além de hemorragia e obstrução intestinal.
No exame de cintilografia para pesquisa de divertículo de Meckel, o paciente recebe uma injeção com um medicamento levemente radioativo.
Após certa janela de tempo, é encaminhado para a máquina de cintilografia, que capta imagens a cada 5 minutos, por uma hora, para observar as alças do intestino até que o divertículo de Meckel seja detectado.
O exame de cintilografia para pesquisa de divertículo de Meckel serve para descobrir se o paciente apresenta divertículo de Meckel no intestino.
Para realizar o exame de cintilografia para pesquisa de divertículo de Meckel, é necessário realizar um jejum mínimo de 4 horas. Além disso, o paciente deve utilizar roupas confortáveis e evitar o uso de peças que contenham partes metálicas. Também é proibido usar pulseiras, brincos ou outras peças, pois podem interferir nos resultados das imagens finais.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.