A artrotomografia computadorizada do tornozelo é um exame de imagem indicado para identificar problemas que afetam essa articulação, permitindo o estudo posicional e funcional da região. O método é recomendado principalmente quando o paciente não pode realizar uma ressonância magnética ou artrorressonância.
O exame dura cerca de 10 minutos e consiste em duas etapas. Primeiro, é aplicada uma injeção com material de contraste na articulação. Depois, o paciente deita-se na cama e se move para o interior do aparelho, que é semelhante a um túnel redondo.
As imagens da articulação do tornozelo são captadas por meio de raio-x. O paciente deve se manter imóvel durante a realização da artrotomografia computadorizada, buscando evitar distorções nos registros.
O procedimento é indicado para diagnosticar doenças que prejudicam o tornozelo, uma articulação que conecta a tíbia e a fíbula (ossos da perna) ao tálus, um dos ossos localizados no pé. Graças a sua função, o indivíduo consegue realizar a dorsiflexão e a flexão plantar do pé, além de absorver os impactos da marcha.
Algumas condições que podem afetar o tornozelo são:
O médico especialista é quem solicita a realização do exame, buscando identificar o problema para iniciar o tratamento adequado.
As orientações do médico para a realização do exame devem ser seguidas à risca. Entre elas, incluem-se:
Se ficar alguma dúvida, entre em contato com o seu médico ou atendimento do centro de diagnóstico.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
FONTES:
https://www.scielo.br/j/rbr/a/dkgdQCDV3x8bP56sKCCvTmD/?lang=pt
https://altadiagnosticos.com.br/saude/exames/tomografia-computadorizada
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/articulacao-do-tornozelo
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.