O exame de artrotomografia computadorizada do ombro produz imagens transversais processadas em alta tecnologia, possibilitando a visualização de ossos, órgãos e outras estruturas. O procedimento auxilia no diagnóstico e no estudo de problemas dessa estrutura óssea. Ele pode ser realizado de forma bilateral (ambos os ombros) ou unilateral (apenas um ombro).
Geralmente, a artrotomografia computadorizada do ombro é indicada quando há luxação; na maioria dos casos, para detectar se há possíveis lesões na cabeça umeral ou na cavidade glenoóide, podendo afetar a articulação. No entanto, o exame também identifica outros problemas envolvendo a omoplata, o úmero e a clavícula.
A artrotomografia computadorizada do ombro é realizada com o paciente deitado em uma maca, que se desloca ao interior de um tubo. Esse tubo realiza movimentos circulares e fornece imagens em alta definição, úteis para diagnósticos de problemas que afetam a estrutura óssea do ombro. Porém, alguns exames podem ser feitos com contraste aplicado , diretamente no espaço articular ou por via endovenosa. A duração do exame é de cerca de 15 minutos.
É preciso ficar pelo menos quatro horas em jejum, e não é necessário medicação. Se houver necessidade de tomar algum medicamento como calmante, relaxante ou sedativo, o paciente poderá tomá-lo uma hora antes do exame, na dosagem a que está habituado.
Caso o paciente seja diabético, deverá suspender o medicamento que contém metformina e fenformina por 48 horas antes e após o exame de artrotomografia computadorizada do ombro, embora o médico deva ser consultado sobre qualquer suspensão.
Vale lembrar que o exame de artrotomografia computadorizada do ombro não é realizado em gestantes por conta do contraste iodado.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Fontes:
http://www.imedicalma.com.br/exame/artro-tomografia-computadorizada-ombro/
https://www.fleury.com.br/medico/exames/artrotomografia-computadorizada
https://www.saudebemestar.pt/pt/exame/imagiologia/tc-de-ombr
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.