A tomografia computadorizada é um exame que produz imagens transversais em alta tecnologia, possibilitando a visualização de partes internas do corpo, como ossos e órgãos.
A tomografia computadorizada dos seios da face é solicitada quando há suspeita de alterações visualizadas no exame convencional ou para identificar condições como sinusite e até câncer. Também pode ser necessária para realizar o planejamento pré-operatório do paciente.
Além de permitir visualizar seções da região com precisão, por vários ângulos e em detalhes, uma das vantagens da tomografia computadorizada é ser indolor e não invasiva.
Trata-se de um dos métodos mais seguros para avaliar os seios da face. Na maioria dos casos, não é necessário uso de contraste endovenoso.
O exame de tomografia computadorizada dos seios da face é realizado em um aparelho denominado tomógrafo. Por meio desse equipamento, as imagens internas são registradas em cortes e, depois, reconstruídas pelo computador.
O tomógrafo é formado por maca e estrutura semelhante a um tubo. O paciente deita-se e se move para o interior do aparelho para que as imagens sejam capturadas. É preciso permanecer imóvel e sem falar ou deglutir, buscando evitar imprecisões nos registros. O exame dura cerca de 15 minutos.
Os seios da face, também conhecidos como cavidades paranasais, estão localizados bem próximos ao nariz. Algumas de suas funções são: filtrar, aquecer e umidificar o ar, produzir e drenar o muco, aliviar o peso do crânio e oferecer estrutura óssea para o rosto e os olhos.
Uma das principais condições que afetam as cavidades paranasais é a sinusite, que pode ser identificada pela tomografia computadorizada dos seios da face. Outros problemas que o exame pode identificar são:
A tomografia computadorizada também é indicada para avaliar alterações anatômicas, além de ajudar no planejamento de cirurgias.
Geralmente, não há necessidade de jejum. Porém, quando o paciente precisa da aplicação de contraste, é essencial ficar sem comer e beber por, pelo menos, 4 horas antes do exame. Confira outras possíveis orientações logo abaixo!
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.