Este exame permite detectar e quantificar calcificações presentes nas artérias coronárias e assim, indica o risco de eventos cardíacos (ex. infarto).
Através de uma tomografia computadorizada do coração, permite detectar e quantificar calcificações presentes nas artérias coronárias (vasos responsáveis pela irrigação sanguínea do coração, e que quando obstruídos podem levar ao infarto agudo do miocárdio). O cálcio é um dos componentes da aterosclerose e serve como um marcador da sua presença no coração, e quanto maior a sua extensão, maiores são os riscos de ocorrência de eventos cardiovasculares como por exemplo o infarto.
Por que o exame é realizado:
O teste é feito para o rastreio da doença arterial coronariana, e fornece informação individualizada sobre o risco de eventos cardíacos (ex. risco de infarto), permitindo um manejo também individualizado dos fatores de risco e da terapia preventiva.
Não há necessidade de jejum ou de suspender o uso de qualquer medicamento. Evite fumar ou fazer uso de substâncias estimulantes (ex. cafeína) nas três horas que antecedam ao exame. Não é necessário estar acompanhado e é possível dirigir e trabalhar normalmente após o exame.
Roupas e objetos pessoais:
Será necessário remover as roupas acima da cintura (inclusive sutiã), que serão trocadas por um avental. Objetos pessoais ficarão armazenados em local fechado à chave, que ficará com o paciente durante todo o tempo de exame.
O que esperar:
O exame leva aproximadamente 10 a 15 minutos, considerando o tempo de obtenção das imagens e aquele necessário para o paciente ser posicionado no tomógrafo (será necessário deitar com a barriga para cima e com os braços posicionados acima da cabeça). Diferente dos aparelhos de ressonância magnética fechada em que o paciente precisa entrar em um tubo, o tomógrafo não é tão longo, sendo mais parecido com um arco, e por essa razão é usualmente bem tolerado mesmo por pacientes claustrofóbicos. Para a monitorização dos batimentos cardíacos durante o exame, adesivos (eletrodos) serão colados no tórax e conectados por fios ao aparelho. É preciso prender a respiração e ficar imóvel por aproximadamente 15 segundos durante a obtenção das imagens. O exame é indolor e não está associado a reações indesejadas.
Como qualquer tomografia computadorizada, haverá exposição a radiação ionizante (raios-X). Entretanto, a dose de radiação do exame é baixa, estando próxima àquela utilizada em uma mamografia. De qualquer forma, mulheres que estejam ou possam estar grávidas devem evitar o exame.
Como é o preparo para o exame de Tomografia Computadorizada de Coração para Avaliação do Escore de Cálcio Coronariano?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado;
DURAÇÃO: cerca de 20 minutos.
JEJUM: somente em casos que exigem anestesia.
CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez. Pacientes com alergia ao contraste iodado devem discutir opções com o médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: Leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Tomografia Computadorizada de Coração para Avaliação do Escore de Cálcio Coronariano.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.