A tomografia computadorizada de clavícula é um exame de imagem que permite visualizar seções, por vários ângulos e em detalhe, de estruturas anatômicas acessíveis apenas por procedimento cirúrgico. O objetivo é estudar com detalhes a articulação do ombro, assim como os ossos esterno e a clavícula, para oferecer um diagnóstico preciso e correto.
O exame de tomografia computadorizada de clavícula ou de tomografia computadorizada helicoidal, pelas espirais que o aparelho realiza, é feito no aparelho de tomografia computadorizada e, mediante solicitação, pode usar contraste.
O paciente deita-se em uma maca, que se desloca para interior de um tubo. E esse tubo realiza movimentos circulares, fornecendo imagens.
É necessário um jejum absoluto de quatro horas antes do início da tomografia computadorizada de clavícula. Pacientes diabéticos que fazem uso de medicamentos com cloridrato de metformina deverão conversar com seu médico para uma possível suspensão dessas medicações 48 horas antes e após o exame, devido ao contraste endovenoso.
Gestantes também não deverão fazer a tomografia computadorizada de clavícula. Nos casos de mães que estejam amamentando seus bebês, elas não poderão amamentá-los pelas próximas 24 horas. Por isso, é recomendado o armazenamento do leite materno para o período.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG),. e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Fontes: http://www.imadiagnosticos.com.br/exames_detalhes/tomografia-computadorizada-clavicula/
https://www.cardiopulmonar.com.br/orientacao-de-exame/tomografia-da-clavicula/
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.