Com este exame é possível estudar as coxas do paciente em detalhe, permitindo a detecção de condições como fraturas, inflamações, abscessos, massas etc.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens através da emissão de raios-X. As imagens são detalhadas e em tons de cinza, com a coloração dependendo da densidade de cada órgão.
No caso da Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa, o foco é a região da coxa.
Também conhecido por: TC coxas (d+e), TC de fêmur bilateral, TC de fêmures, Tomografia multislice de coxas d+e.
O exame de Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa é realizado no aparelho de tomografia computadorizada.
O paciente deita-se na maca, em decúbito dorsal (barriga para cima), com as pernas esticadas. A maca movimenta-se horizontalmente através do tubo, enquanto este gira e emite raios-X para produção das imagens.
É ideal que o paciente vista uma bata fornecida no local onde irá realizar o exame para evitar que cintos, botões da calça ou outros objetos de metal prejudiquem as imagens.
A depender do motivo da solicitação do exame, pode ser necessária a aplicação de contraste na veia. O contraste é uma substância que ajuda na visualização dos vasos e delimitação de estruturas.
É importante avisar ao médico sobre as medicações usadas diariamente, doenças e reações alérgicas em exames anteriores para que possam ser tomadas as devidas precauções
Com a Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa é possível estudar as coxas do paciente em detalhe, permitindo a detecção de condições como fraturas, inflamações, abscessos (coleções de pus), massas, hematomas (coleções de sangue), dentre outros.
Além de auxiliar os diagnósticos, o exame de Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa também pode ser usado para orientar biópsias percutâneas (com punção pela pele, sem cortes), drenagens e cirurgias.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Como é o preparo para o exame de Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado;
DURAÇÃO: cerca de 20 minutos.
JEJUM: somente em casos que exigem anestesia.
CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez. Pacientes com alergia ao contraste iodado devem discutir opções com o médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: Leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.