O exame estuda a articulação do tornozelo e os ossos tíbia, tálus e fíbula, além dos ligamentos que compõem a articulação.
A tomografia computadorizada de articulação de tornozelo é um exame de imagem que utiliza raios X para obter imagens detalhadas da estrutura interna do tornozelo, e permite visualizar de forma mais ampla ossos, articulações, ligamentos e outros tecidos.
Além disso, o procedimento é essencial para ajudar a identificar problemas que podem não ser visíveis em radiografias convencionais.
O exame de tomografia computadorizada do tornozelo é utilizado para:
O exame é realizado com o paciente deitado em uma mesa que desliza para dentro do scanner de tomografia computadorizada. Durante o procedimento, o indivíduo deve permanecer imóvel.
Em alguns casos, pode ser necessário o uso de contraste intravenoso para melhorar a visualização de certos tecidos. O scanner utiliza raios X para obter imagens em múltiplos ângulos, que são então processadas por um computador para criar imagens detalhadas e tridimensionais da área.
O preparo do paciente para a tomografia computadorizada do tornozelo geralmente inclui instruções para que ele vista roupas confortáveis e remova qualquer objeto metálico que possa interferir com as imagens, como joias e cintos.
Caso o paciente tenha histórico de alergia ao contraste ou a qualquer um de seus componentes, ou equivalente, o uso pode ser suspenso ou revisto. Nessas situações, alternativas ou ajustes no procedimento são considerados para garantir sua segurança.
As contraindicações para a tomografia computadorizada do tornozelo incluem alergia ao contraste intravenoso, em casos onde ele é necessário, e condições que possam ser agravadas pela exposição aos raios X, como a gravidez.
Pacientes com insuficiência renal também devem ser avaliados com cautela antes de receber contraste intravenoso, devido ao risco de complicações.
O exame de tomografia computadorizada do tornozelo pode ser solicitado por médicos de diversas especialidades, incluindo ortopedistas, reumatologistas, clínicos gerais e médicos de emergência.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a tomografia computadorizada de articulação de tornozelo, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Como é o preparo para o exame de Tomografia Computadorizada de Articulação de Tornozelo?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado;
DURAÇÃO: cerca de 20 minutos.
JEJUM: somente em casos que exigem anestesia.
CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez. Pacientes com alergia ao contraste iodado devem discutir opções com o médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: Leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Tomografia Computadorizada de Articulação de Tornozelo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.