Plaquetopenia
O que é plaquetopenia?
A plaquetopenia ou trombocitopenia é uma condição médica em que o paciente acaba tendo um número muito baixo de plaquetas na corrente sanguínea. A principal função das plaquetas é participar da coagulação do sangue, essencial para que o organismo consiga parar sangramentos.
Quais são as causas da plaquetopenia?
A plaquetopenia pode ser diagnosticada, ocasionalmente, em um exame de sangue de rotina e pode surgir como efeito colateral de um tratamento oncológico, como a quimioterapia.
Alguns pacientes que passam por radioterapia localizada na região da pelve podem também sofrer de plaquetopenia, por conta da localização da medula óssea, mas isso raramente acontece.
O que a plaquetopenia pode causar?
A redução do número de plaquetas pode causar sangramentos nasais, gengivais ou hematomas.
Se discreta, ou seja, se não causar redução significativa da contagem de plaquetas, a plaquetopenia não provoca sangramento. De qualquer forma, é necessário fazer uma avaliação clínica para descartar qualquer doença ou condição médica que tenha a plaquetopenia como uma de suas manifestações.
Como é o tratamento da plaquetopenia?
No caso da plaquetopenia causada por tratamentos oncológicos, geralmente, o quadro se resolve após o término da terapia. Se o paciente se encontra em um estado agudo, com uma quantidade muito baixa de plaquetas, a próxima sessão de quimioterapia pode ser temporariamente adiada ou a aplicação pode ser feita com uma menor quantidade de medicamentos.
É possível tomar medicamentos que ajudam na produção de plaquetas e até mesmo realizar uma transfusão de plaquetas, nos casos mais críticos, tanto no tratamento oncológico quanto em pacientes que têm plaquetopenia confirmada por outros motivos.
Podem ser tomadas também algumas medidas preventivas, como evitar o uso de fio dental, não se barbear usando lâminas cortantes e evitar atividades físicas que possam causar contusões e hematomas.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência e qualidade.
As mais de 40 clínicas que compõem a Rede D’Or estão presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia.