Anemia
O que é anemia?
A anemia é resultado da diminuição na contagem dos glóbulos vermelhos (hemácias). As hemácias são responsáveis por levar o oxigênio captado nos pulmões até o resto do corpo.
Existem diversos tipos de anemia, sendo que ela pode ser aguda ou crônica. A anemia aguda geralmente acontece quando um paciente perde, em pouco tempo, uma grande quantidade de sangue, como em cirurgias de alto risco ou, por exemplo, em um acidente de carro.
Já a anemia crônica pode ser consequência de outras condições médicas. A principal causa de anemia crônica é carencial, ou seja, quando falta algum nutriente para a produção adequada de hemoglobina. Como exemplo temos a deficiência de ferro (anemia ferropriva), ácido fólico ou de vitamina B12 (muitas vezes causada pela anemia perniciosa).
A anemia ainda pode ter origem familiar, como é o caso da anemia falciforme (doença em que existe uma predisposição à deformação das hemácias dentro da circulação) ou da talassemia (doença em que existe uma deficiência de produção da hemoglobina).
Existe ainda a anemia hemolítica, quando as hemácias são produzidas normalmente, porém são destruídas antes do tempo normal, e a anemia aplástica, condição em que a medula óssea não consegue produzir a quantidade de células necessárias.
Deve-se individualizar o tratamento de acordo com a doença e o motivo que levou ao surgimento da anemia. Como recursos para o tratamento temos a reposição de nutrientes, como ferro, ácido fólico ou vitamina B12; e as transfusões de concentrados de hemácias e o uso de medicações, como a eritropoetina, hormônio que estimula a produção de novas hemácias pela medula óssea.
Por que a anemia acontece no paciente oncológico?
O câncer pode fazer com que o paciente desenvolva uma anemia por motivos primários e secundários.
Os motivos primários são aqueles em que a anemia está relacionada diretamente ao câncer do paciente, se apresentando como um sintoma da condição médica pela qual ele está passando. É comum, por exemplo, que pacientes com leucemia apresentem anemia.
Já os motivos secundários para a anemia estão relacionados aos tratamentos do câncer, como a quimioterapia, terapia-alvo e a radioterapia.
É relativamente comum que pacientes oncológicos tenham anemia.
Quais são os sinais de anemia?
Entre os sintomas de anemia podemos incluir: palidez, cansaço, fraqueza excessiva, gengivas esbranquiçadas, falta de ar, pressão baixa e taquicardia, que acontece quando o coração bate mais rápido que o normal.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência.
Suas mais de 40 clínicas estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.