Mucosite
O que é mucosite?
A mucosite é uma condição bastante comum em pacientes oncológicos.
Trata-se, basicamente, de feridas e lesões que surgem na boca e na garganta, causando dor e desconforto ao se alimentar. Essas feridas surgem por conta de uma inflamação na mucosa bucal e podem se tornar úlceras dolorosas.
A mucosite pode ser classificada em diversos graus, variando entre quadro mais leves de pequenas feridas aftosas na boca até quadros mais graves, caracterizados por incapacidade de se alimentar .
Quais são as causas da mucosite?
De forma geral, a mucosite pode se apresentar como um efeito colateral do tratamento medicamentoso e radioterápico utilizado no paciente com câncer. Alguns tipos de quimioterapia são diretamente relacionados ao desenvolvimento de mucosite, pois atuam combatendo células em rápida divisão, como é o caso da mucosa que reveste a boca e todo o trato digestivo.
A radioterapia, quando realizada na região da boca e garganta, é quase sempre causa de um tipo específico de mucosite, a chamada mucosite actínica, que é reversível após a conclusão do tratamento radioterápico.
Como é o tratamento da mucosite?
O tratamento da mucosite geralmente envolve cuidados de higiene oral, analgésicos e protetores bucais, além da laserterapia.
Algumas recomendações podem aliviar os sintomas e desenvolvimento da mucosite:
- Evite alimentos duros e crocantes e prefira aqueles que não necessitem de mastigação excessiva e que sejam fáceis de deglutir;
- Evite alimentos ácidos, picantes e muito condimentados, pois podem piorar a dor e o desenvolvimento das aftas;
- Realize a higiene oral após cada refeição utilizando escova de dentes com cerdas macias;
- Após a escovação, faça bochechos com enxaguatório bucal sem álcool;
- Evite bebidas alcoólicas e gasosas;
- Evite extremos de temperatura: nem muito quente nem muito frio;
- Em caso de uso de prótese, retire e limpe-a com regularidade.
O paciente portador de mucosite pode fazer bochechos com bicarbonato de sódio e, em alguns casos, poderá ser encaminhado para avaliação de um odontologista para realização de laserterapia, objetivando o alívio e redução do tamanho das lesões na boca.
É importante ressaltar que nem toda mucosite é efeito colateral do tratamento, e outras afecções podem se manifestar com feridas na boca, tais como infecções virais e fúngicas. Além disso, a própria mucosite relacionada ao tratamento oncológico predispõe o desenvolvimento de infecções secundárias, portanto a avaliação do seu médico é muito importante para o diagnóstico e tratamento correto da mucosite.
A Oncologia D’Or conta com mais de 40 clínicas, presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.
Os médicos que compõem a equipe da Oncologia D’Or estão preparados e capacitados para oferecer atendimento oncológico de excelência.