Diarreia
O que é diarreia?
A diarreia caracteriza-se pelo aumento do volume, fluidez ou frequência das evacuações. A diarreia pode ser resultado, por exemplo, de um processo de estresse e de ansiedade, do uso de laxantes ou de algum tipo de intolerância alimentar, como a intolerância à lactose e a intolerância ao glúten.
Para o paciente com câncer, a diarreia pode ser um efeito colateral de algum medicamento que está sendo utilizado para combater a doença, seja ele quimioterápico ou não. Esses pacientes podem ter uma diarreia constante, também chamada de diarreia crônica, sendo que ela persiste por mais de 4 semanas.
Como os pacientes com câncer costumam ter uma imunidade mais baixa e um organismo que está fragilizado, é necessário observar a diarreia e, quando ela não cessa, é preciso ir ao médico, lembrando-se sempre de manter o indivíduo bem hidratado.
Entre os sintomas de diarreia, além das fezes líquidas, podemos destacar cólicas e dores abdominais, náuseas e inchaço abdominal. Alguns achados funcionam como sinais de alerta, e o paciente deve estar atento a eles, pois indicam que a diarreia pode ser causada por algo mais sério. São eles: febre, presença de sangue nas fezes, perda de peso e manifestações de desidratação (boca muito seca, redução do volume de urina, tontura, desmaios, etc).
Podem ser recomendados exames de fezes para realizar o diagnóstico da causa da diarreia e indicar o tratamento adequado. O médico é capaz de avaliar se o paciente precisa fazer exames.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência. Suas mais de 40 clínicas estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.