Vacina de prevenção da bronquiolite em bebês: 7 dúvidas esclarecidas.

Saiba tudo sobre a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em bebês, e como ela pode proteger a saúde do recém-nascido.

O que é bronquiolite e como preveni-la?

A bronquiolite é caracterizada por uma inflamação dos bronquíolos — ramificações terminais dos brônquios que compõem o sistema respiratório. A doença atinge principalmente bebês com até 2 anos de idade e tem como principal causa a infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

Um levantamento da Fiocruz de 2023 revelou que o VSR é o maior motivo de internação entre crianças menores de 4 anos no Brasil. Para mudar positivamente este cenário, em abril de 2024 a ANVISA registrou a vacina Abrysvo®, desenvolvida para combater o vírus sincicial respiratório.

A partir disso, a vacina contra o VSR se tornou uma das mais eficazes estratégias para prevenir a bronquiolite. Ela é especialmente importante para crianças que pertencem aos grupos de risco, como prematuros, cardiopatas, portadores de doença pulmonar crônica e imunodeficientes, que têm maior chance de desenvolver quadros graves da condição.

Como funciona a vacina de prevenção da bronquiolite?

A vacina funciona por imunização ativa em gestantes. Isso quer dizer que o imunizante é aplicado na mãe durante a gravidez, o que permite proteger o recém-nascido até os 6 meses de vida. Os anticorpos são passados pela placenta ao bebê, de modo a fortalecer o seu sistema imunológico. Ainda não existe uma vacina que seja administrada diretamente na criança.

Quando tomar a vacina de prevenção da bronquiolite?

Conforme indicado na bula, é permitido que a gestante receba o imunizante entre a 24ª e a 36ª semana de gestação, com dose única. A vacina contra o VSR já faz parte do calendário de vacinação recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e pode ser coadministrada com outras imunizações de rotina.

É necessário pedido médico para tomar a vacina de prevenção da bronquiolite?

A SBIm recomenda que a vacina contra o VSR seja administrada entre a 32ª e a 36ª semana de gestação. Por isso, nesse período, não é necessário pedido médico.

Por outro lado, a bula indica que a imunização pode ser realizada a partir da 24ª semana. Nesse caso, a decisão depende da avaliação médica e, se aplicada antes do recomendado pela SBIm, pode ser exigida uma prescrição médica com data.

Fale sempre com o seu médico sobre a vacinação durante a gravidez.

A vacina de prevenção da bronquiolite pode causar reações adversas?

A vacina pode ocasionar efeitos colaterais leves e temporários em gestantes, como dor no local da injeção, dor de cabeça e dor muscular. Nenhuma reação adversa foi relatada em crianças nascidas de mães vacinadas. Além disso, foi comprovado que os benefícios superam os possíveis riscos.

Existem contraindicações para a vacina de prevenção da bronquiolite?

O imunizante contra o VSR não deve ser administrado em pessoas que apresentem reações alérgicas graves aos componentes da vacina. Outras condições exigem uma conversa prévia com o médico e podem levar ao adiamento ou à contraindicação da aplicação, como problemas de sangramento, sistema imunológico enfraquecido e infecção com febre alta.

Pacientes em tratamento com imunossupressores também devem consultar um profissional, já que esses medicamentos podem interferir na eficácia da vacina.

Onde encontrar a vacina contra bronquiolite em bebês?

A vacina contra o vírus sincicial respiratório, que ajuda na prevenção da bronquiolite em bebês, já está disponível na Clinivac — clínica especializada em imunização — nas suas quatro unidades em São Paulo (SP) e Santo André (SP). Com vacinações para todas as idades, a instituição se destaca por seu serviço de referência com profissionais altamente qualificados e tecnologias de ponta.

Acesse aqui para saber mais e proteger o seu bebê desde o primeiro respiro!

Encontre um especialista