Cirurgia Ginecológica
Oferecemos serviços especializados em cirurgia ginecológica, priorizando sua segurança e bem-estar. Confie em nós para cuidar da sua saúde com dedicação e precisão.
A cirurgia ginecológica é um procedimento que envolve os órgãos do sistema reprodutor feminino, que incluem: dois ovários, duas tubas uterinas, o útero (corpo uterino e colo do útero), a vagina e a vulva.
Para descobrir se há a necessidade da realização de um procedimento cirúrgico, é preciso realizar consultas médicas, exames e o acompanhamento com uma equipe profissional qualificada.
Uma cirurgia ginecológica pode ser indicada em casos de miomas, endometriose, adenomiose, prolapso genital e cânceres ginecológicos.
Principais tipos de cirurgias ginecológicas
Como a cirurgia ginecológica pode ser realizada em diferentes órgãos do sistema reprodutor feminino, existem também diferentes tipos de procedimentos. Conheça os principais:
- Histerectomia total: procedimento que realiza a retirada completa do corpo e colo do útero;
- Traquelectomia: cirurgia para remover parte do colo do útero;
- Salpingectomia: consiste na retirada das tubas uterinas.
- Ooforoplastia: procedimento que faz a retirada parcial do ovário, quando este apresenta doenças benignas;
- Ooforectomia: retirada completa dos ovários;
- Linfadenectomia pélvica: retirada de tecido gorduroso e de certos linfonodos localizados na pelve;
- Laqueadura tubária: corte ou amarração das tubas uterinas, impedindo que o óvulo e o espermatozoide se encontrem;
- Cirurgia de endometriose profunda: remoção das lesões de endometriose em múltiplos órgãos, para alívio da dor e melhora da fertilidade.
- Cirurgia de incontinência urinária: correção da perda de urina em momentos de esforço por parte da paciente;
- Vulvoplastias: indicada para a correção de alterações na anatomia da vulva.
- Histeroscopia Cirúrgica: indicada para investigação e tratamento de patologias na parte interna do útero, tais como sangramentos uterinos anormais, adenomiose, miomatose uterina, sinéquias, pólipos endometriais, infertilidade, entre outros.
Quais as vias para realizar as cirurgias ginecológicas
Existem várias vias para realizar cirurgias ginecológicas, e a escolha dependerá da condição específica da paciente, da complexidade da cirurgia e das preferências do cirurgião. Algumas das vias mais comuns incluem:
Vaginal: A cirurgia é realizada por meio da vagina, sem a necessidade de incisões externas. Isso é comumente usado para procedimentos como histerectomia vaginal, isto é, retirada do útero via vaginal.
Abdominal: A cirurgia é realizada através de uma incisão no abdômen. Pode ser uma incisão horizontal (bikini) ou vertical, dependendo da cirurgia necessária. Isso é frequentemente utilizado em procedimentos mais complexos.
Laparoscopia: Também conhecida como cirurgia minimamente invasiva, envolve a inserção de um laparoscópio (um tubo fino com uma luz e uma câmera) através de pequenas incisões no abdômen. É usada para muitos procedimentos ginecológicos, como remoção de cistos ovarianos e tratamento de endometriose.
Histeroscopia: Utiliza um histeroscópio, um tubo fino com uma luz e uma câmera, que é inserido através do colo do útero para visualizar e tratar problemas dentro do útero, como pólipos, miomas ou aderências.
Robótica: Similar à laparoscopia, mas o cirurgião controla um robô que realiza os movimentos. Isso permite uma maior precisão em alguns casos, embora ainda envolva incisões pequenas. Muito utilizada no tratamento da endometriose profunda.
Cada via tem seus benefícios e limitações, e o plano cirúrgico deve ser discutido em detalhes entre a paciente e o médico antes do procedimento.
Como se preparar para uma cirurgia ginecológica?
A preparação para realizar uma cirurgia ginecológica envolve várias etapas. Entre as diretrizes gerais estão:
- Realize os exames pré-operatórios;
- Informe ao médico sobre os medicamentos utilizados;
- Siga as instruções do médico sobre o jejum prévio à cirurgia;
- Siga as orientações quanto aos cuidados pessoais antes da cirurgia, como depilação, banho e remoção de joias;
- Esteja atenta ao tempo de recuperação;
- Leve todos os exames relacionados ao procedimento cirúrgico que irá realizar no dia da internação.
Procure por uma maternidade com essa especialidade:
Encontre médicos perto de você