UTI Neonatal
Toda assistência que os recém-nascidos em situações especiais precisam para passar com saúde e bem-estar dessa fase tão difícil. Nossas UTIs Neonatais contam com equipe multidisciplinar formada por profissionais experientes e estrutura completa para oferecer uma internação de qualidade e humanizada.
Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI neonatal), são admitidos os recém-nascidos que precisam de um cuidado diferente do que é dado nos setores de alojamento conjunto.
Alguns bebês podem ser portadores de doenças complexas que requerem cuidados específicos e monitorização contínua; outros fazem uma breve passagem, geralmente para receber ajuda no período de adaptação à vida extrauterina.
Além de tecnologia de ponta, as equipes que prestam cuidados nessa unidade são altamente especializadas, visto que alguns bebês, quando saem da fase crítica, precisam de um tempo a mais para aprender algumas habilidades, como sugar, deglutir e até respirar.
Essa unidade desempenha um papel crucial na sobrevivência e recuperação desses pequenos pacientes, por ser destinada a bebês prematuros — menores de 28 a 37 semanas —, com baixo peso ao nascer ou que necessitam de cuidados médicos intensivos.
Os recém-nascidos recebem a assistência de uma equipe multiprofissional composta por especialistas experientes, que realiza avaliações diárias do paciente. Entre eles: pediatras neonatologistas, médicos intensivistas, equipe de enfermagem, enfermagem especializada em aleitamento materno, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.
Outras especialidades clínicas e cirúrgicas podem ser acionadas sempre que necessário para realização de avaliações ou procedimentos adicionais.
Como muitos bebês são enviados diretamente do parto para a UTI Neonatal, durante o período da internação, a equipe da Rede D’Or tem a orientação de aproximar as famílias do recém-nascido, permitindo que eles participem dos seus cuidados e ajudem na promoção do seu bem-estar. Assim, os pais ajudam a enfermagem no banho, no curativo do coto e na troca de fraldas da criança, por exemplo, para que aprendam os procedimentos que serão úteis na ocasião da alta hospitalar.
O tempo de permanência na UTI neonatal pode apresentar variações, segundo as necessidades e características de cada bebê. Quando nascem com menos de 34 semanas, a internação pode variar de vários dias até alguns meses.
Diversos exames podem ser feitos para avaliar a saúde e o bem-estar do bebê na UTI neonatal, como exames de sangue, testes de gasometria, tomografia computadorizada, ecocardiograma, eletroencefalograma, eletrocardiograma, avaliação da idade gestacional, testes de audição, ressonância magnética (RM), teste de triagem neonatal, medições de temperatura, ultrassom, testes de urina, pesagem e raios X.
Procure por uma maternidade com essa especialidade:
Encontre médicos perto de você