O que fazer quando o bebê está com cólica?

As cólicas são comuns especialmente nos primeiros três meses de vida, e provocam choro inconsolável, inquietação ou irritabilidade. Trata-se de uma queixa muito frequente nos consultórios de pediatria. Nesta matéria, você entenderá as causas da cólica e como ajudar o seu bebê a reduzir a dor causada por ela.

Por que os bebês têm cólicas?

As cólicas nos bebês acontecem, geralmente, no início da terceira semana de vida, podendo durar até os quatro meses de idade. Mas é importante que os pais saibam que a criança também chora por outros motivos, que também causam irritabilidade, como fome, sono, fralda suja e calor ou frio.

É fundamental que os pais entendam que a cólica é uma condição transitória e não apresenta risco para o bebê, tampouco atrapalha o seu desenvolvimento. Ela acontece devido à imaturidade do sistema gastrointestinal do recém-nascido, já que as bactérias do intestino que ajudam na digestão ainda estão em desenvolvimento e são adquiridas durante o aleitamento materno.

Nos casos de bebês que se alimentam de leite artificial, as cólicas podem ser mais frequentes, já que esse tipo de alimento demora mais para ser digerido, ocasionando constipações no recém-nascido.

O que fazer para melhorar a dor da cólica?

Ambiente: preparar um ambiente tranquilo, com pouca luz, sem barulho ou com música suave contribui para amenizar a irritação do bebê. Além disso, manter o contato direto da barriga do bebê com a barriga da mãe também ajuda a acalmar a criança.

Massageie a barriga do bebê: massagens circulares no sentido horário na barriga do bebê podem ajudar a aliviar os gases e a dor, por favorecerem a evacuação.

Dê um banho quente: o calor pode ajudar a relaxar o bebê e aliviar a dor. A compressa morna na barriga também é uma boa opção, assim como enrolar o bebê em uma manta ou cobertor.

Faça movimentos com as pernas do bebê: movimentar as pernas do bebê como se ele estivesse pedalando ou flexionar as coxas dele sobre a barriga podem ajudar a eliminar os gases. Existem diversos vídeos na internet que mostram a execução correta desses movimentos.

Diferentes tipos de mamadeiras: se o bebê mama na mamadeira, busque diferentes tipos de recipientes e bicos que reduzam a ingestão de ar.

Evite alimentos que causam gases: se você amamenta, evite ingerir alimentos que causam gases em você, como brócolis, couve e feijão.

Experimente probióticos: eles podem ajudar a melhorar a digestão do bebê e a reduzir as cólicas. Pergunte ao pediatra quais opções de probióticos você pode dar ao seu bebê.

O que não fazer?

– Não use chás, troque marcas de leite ou dê medicamentos ao bebê sem orientação do pediatra;

– Não chacoalhe o bebê. Além de ser perigoso, não ajuda em nada a aliviar as cólicas;

– Não deixe o bebê chorar por muito tempo, pois o choro excessivo pode aumentar o estresse dele e piorar as cólicas.

Lembre-se:

  • As cólicas são um problema comum e temporário.
  • A maioria dos bebês deixa de ter cólicas por volta dos três meses de idade.
  • Existem diversas maneiras de aliviar as cólicas do bebê.
  • Consulte um pediatra para obter orientação sobre o melhor tratamento.

Devo usar remédio ou algum medicamento para a cólica do bebê?

Com a avaliação de um pediatra, quando o bebê tem um grande desequilíbrio da flora intestinal, é possível introduzir probióticos específicos para a cólica.

Importante: não caia na armadilha da internet ou das redes sociais. É necessário ter a ajuda de um médico, pois não é qualquer probiótico que deve ser oferecido ao recém-nascido.

Dicas extras

  • Tenha paciência e carinho com seu bebê.
  • Crie um ambiente calmo e relaxante para ele.
  • Faça pausas para descansar durante o dia.
  • Peça ajuda a familiares e amigos.

Com tempo e a ajuda certa, você conseguirá superar essa fase difícil e aproveitar ao máximo os primeiros meses de vida do seu bebê.

Encontre um especialista